4 dúvidas respondidas sobre consultoria contábil

A função da contabilidade é gerar relatórios e informações contábeis de forma clara, precisa e simples. Nesse sentido, a consultoria contábil fica responsável pelo recolhimento e interpretação de tais informações.

Dessa forma, a consultoria é a propulsora para a melhor interpretação das informações de um negócio, a fim de que os gestores possam tomar suas decisões com base na realidade da empresa. Ainda assim, existem algumas dúvidas sobre o processo de consultoria contábil e é por isso que nós preparamos este post. Confira!

1. O que faz uma consultoria fiscal e tributária?

A consultoria fiscal e tributária disponibiliza profissionais especializados para dar suporte aos procedimentos do cliente que a contrata. Sua finalidade é encontrar pontos de melhoria que contribuam para a gestão financeira da empresa.

A partir da contratação desse serviço, podem ser realizadas diferentes atividades, tais como:

  • realização do planejamento tributário;
  • redução legal da carga tributária;
  • análise e avaliação de procedimentos fiscais;
  • aproveitamento de incentivos fiscais.

2. Quando é necessário contar com uma?

Grosso modo, a consultoria contábil é bem-vinda sempre que for necessário realizar algum ajuste das metas organizacionais em relação à sua receita. Essa demanda geralmente acontece a partir da falta de clareza gerencial sobre as informações da empresa.

Entre as principais razões para contratar a consultoria contábil estão:

  • necessidade de adequar a empresa à legislação;
  • não saber diferenciar elisão e evasão fiscal;
  • não ter um especialista em planejamento tributário;
  • estar em dúvida sobre decisões gerenciais (como investir ou cortar gastos);
  • pagamento de altas cargas tributárias, chegando a comprometer a lucratividade da empresa;
  • não conseguir realizar um plano de crescimento em curto, médio e longo prazo;
  • contar com uma gerência generalista, que não domina áreas específicas, como a contábil.

3. Quais são as vantagens da consultoria contábil?

A consultoria contábil é uma forma de agregar valor à empresa, reduzir seus gastos, conquistar maior eficácia na sua administração, gerar credibilidade e até criar um cenário propício para crescer no mercado.

O desempenho das suas atividades permite uma visão abrangente sobre as principais forças e fraquezas de uma empresa. Com isso, ela acaba se tornando mais pontual na resolução de problemas e na proposição de melhorias.

Outros benefícios também podem ser percebidos, como:

  • a redução com valores devidos em forma de tributos;
  • o alinhamento entre os planejamentos tributário e estratégico;
  • as melhores condições para estabelecer desenvolvimento empresarial;
  • a revisão e readequação dos procedimentos internos;
  • o suporte em momentos de crise;
  • a rápida identificação de falhas processuais.

4. Como escolher um serviço de consultoria adequado à empresa?

Para escolher o melhor serviço de consultoria contábil para a sua empresa é importante se manter atento a alguns detalhes.

O principal deles é a experiência de mercado do escritório de contabilidade ou profissional em questão. No entanto, não basta apenas que haja a experiência de mercado, mas sim a experiência no ramo de atividade do seu negócio. Isso faz toda diferença!

Lembre-se de que, quanto mais conhecimento houver sobre o seu ramo de atuação, mais completa será a percepção dos consultores sobre o negócio. Além disso, a probabilidade de que surjam sugestões eficazes de melhoria são bem maiores.

Outra etapa importante é conhecer o método de trabalho e os mecanismos que serão utilizados para atender a sua empresa. Para isso, basta conversar com os responsáveis pelo serviço de consultoria contábil ou com os próprios clientes do escritório, já que a sua reputação é uma ótima fonte de informações.

Se você ficou com outras dúvidas a respeito da consultoria contábil ou acredita que esse serviço é necessário na sua empresa, entre em contato conosco e deixe-nos ajudar!

Foque no seu negocio

Receba nossas dicas de planejamento tributário e advocacia preventiva para aumentar a competitividade da sua empresa

Obrigado!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"