5 erros de gestão financeira para evitar a qualquer custo

A gestão financeira é essencial para qualquer tipo de empresa, pois é a responsável por estabelecer o rumo que o negócio vai tomar, preparando-o para cobrir as despesas e garantir o controle das finanças.

Por afetar todos os departamentos da instituição, é preciso ser feita de forma eficiente, pois qualquer erro pode comprometer todos os processos operacionais.

Se você definiu um objetivo para a empresa, mas não consegue atingi-lo, está havendo algo errado.

Por isso, veja neste texto as principais falhas que podem acontecer no gerenciamento financeiro e evite cometê-las. Acompanhe!

1. Deixar de monitorar o fluxo de caixa

Controlar o fluxo de caixa adequadamente vai muito além de apenas monitorar os extratos bancários e realizar a atualização de planilhas com valores que já aconteceram.

Por meio do fluxo de caixa é possível projetar o futuro do negócio e, para que isso ocorra, você deve conhecer as próximas despesas e registrá-las para não se esquecer de pagar.

Se você não conseguir separar as contas a pagar das contas a receber, nunca vai identificar quando precisará antecipar um recebimento para evitar o pagamento das contas com atrasos, multas e juros.

2. Não mensurar o desempenho da empresa adequadamente

Além de registrar as receitas e as despesas, você precisa avaliar o desempenho da empresa. Lembre-se que uma gestão eficaz deve englobar ações de controle, planejamento e análise das atividades financeiras da organização.

O erro de muitos empreendedores é calcular a lucratividade apenas levando em conta a diferença entre os lucros e os custos. Contudo, o ideal é considerar as vendas, gastos, despesas e impostos para mensurar de forma correta se a empresa está gerando resultados positivos.

3. Não registrar todas as movimentações realizadas

Deixar de registrar as transações da empresa é um grande problema. Afinal, o registro das operações auxilia na manutenção do controle sobre o negócio.

Só assim é possível compreender se o setor de compras precisa obter mais unidades de certos produtos, a quantia que entrou no caixa, o valor utilizado para o pagamento de contas, quantidade de clientes atendidos, etc.

O sistema de gestão só terá utilidade se for alimentado com informações atualizadas e, para isso, é necessário o registro de todas as movimentações.

4. Deixar de controlar o estoque

A ausência de controle do estoque pode ocasionar sérios prejuízos para a instituição, além de manter um bom montante de investimento parado.

Um bom estoque não deve ter itens estagnados e nem em falta. O correto é manter o equilíbrio, com mercadorias suficientes para atender os consumidores.

É fundamental que você saiba a quantidade de cada produto que constitui o estoque, registrando adequadamente as saídas e averiguando juntamente com o registro de vendas.

5. Misturar contas pessoais com contas da empresa

Esse é um erro grave, mas muito comum nos negócios. Em vários casos, o próprio empreendedor é quem controla as finanças da empresa. Com isso, acaba misturando as contas particulares com as contas do estabelecimento.

Esse ato gera um ônus importante para o fluxo de caixa, comprometendo gravemente o seu funcionamento. Por esse motivo, o certo é definir um pró-labore e considerar os ganhos.

Quando o dono do negócio retira uma quantia do caixa para pagar as despesas pessoais, ele afeta o capital de giro. Nessa situação, se a organização necessitar de dinheiro para suprir suas necessidades, terá de solicitar empréstimos ou financiamentos, causando outro problema.

Você tem cuidado da gestão financeira da empresa? Fique atento aos erros aqui expostos e fique longe deles. Para ter sucesso completo no seu gerenciamento, contar com ajuda profissional é essencial para que ele se torne eficaz.

Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe em suas redes sociais e deixe seus amigos bem informados sobre o assunto!

Foque no seu negocio

Receba nossas dicas de planejamento tributário e advocacia preventiva para aumentar a competitividade da sua empresa

Obrigado!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"