5 passos para fazer um planejamento contábil eficiente

Uma empresa não é capaz de crescer se não criar diretrizes e estratégias voltadas para o seu gerenciamento em curto e longo prazo. Por esse motivo, o planejamento contábil figura entre os aspectos mais importantes para que um negócio mantenha-se em operação e cresça no futuro.

Para auxiliar a desenvolver esse documento tão importante, listamos 5 passos que podem orientar os profissionais da área. Continue com a leitura e confira as nossas recomendações!

1. Avalie o cenário atual

A criação desse tipo plano baseia-se na situação atual da empresa, tanto no ambiente interno quanto externo. Por isso, apure as relações como fornecedores, clientes e concorrentes. É preciso conhecer o volume de receitas comparado com os dispêndios e o percentual de inadimplência percebido.

O gestor deve se perguntar sempre como o seu negócio vai ser afetado pela concorrência, buscando se destacar e oferecer preços e serviços mais competitivos. Quanto aos fornecedores, é preciso identificar quais são os gastos para procurar maneiras de economizar e otimizar processos.

Já o ambiente interno se refere à alocação de recursos de maneira racional, fornecendo orientações sobre como, onde e quando investir parte dos lucros.

2. Estabeleça objetivos e metas

Com os resultados da avaliação em mãos, o gestor tem condições de traçar os objetivos gerais relacionados à contabilidade e finanças. Em termos simplificados, a segunda parte deve focar no resultado esperado e em como ele será alcançado.

As metas são propostas com o intuito de guiar o trabalho de toda a equipe. Assim, elas devem ser factíveis com a realidade da empresa, e é preciso haver real possibilidade de alcançá-las. Acima de tudo, metas devem ser claras e compartilhadas de maneira uniforme entre todos os envolvidos.

3. Crie indicadores de desempenho

O terceiro passo é uma consequência dos objetivos traçados anteriormente. Portanto, a área contábil deve delinear os próprios indicadores para atividades-chave do processo. É preciso avaliar:

  • a receita;
  • o fluxo de caixa;
  • a margem de lucro;
  • os custos operacionais;
  • a incidência de impostos;
  • os custos com a folha de pagamento.

Os resultados obtidos servem para fornecer informações precisas e identificar desvios, por isso, permitem a implantação de melhorias para corrigir problemas.

4. Adote um software de gestão

O controle de custos, a emissão de documentos fiscais e o pagamento de tributos são tarefas fundamentais para manter a empresa em dia com o planejamento contábil. Por esse motivo, os erros devem ser evitados a qualquer custo, uma vez que as consequências podem ser graves.

Uma das recomendações está relacionada à aquisição de sistemas de gestão para a empresa. Com isso, é possível ganhar agilidade ao automatizar processos e evitar erros causados por lançamentos manuais.

5. Revise as informações periodicamente

A natureza desse tipo de planejamento não é rígida e imutável. Muito pelo contrário, os planos mais eficientes são aqueles atualizados e que refletem mudanças importantes sobre o negócio. Um aumento do número de clientes, por exemplo, implica a necessidade de expandir a operação, o que gera mais custos operacionais.

Já mudanças nas regras tributárias podem resultar em economia ou novas despesas para o empreendedor. Por isso, é essencial estar atento às oscilações do mercado e às mudanças no comportamento de consumo dos clientes.

Como você pôde ver, a criação de um planejamento contábil atua com as contingências determinadas para diminuir o impacto e o tempo de resposta em caso de obstáculos. Afinal, não é possível crescer de forma sustentável sem conhecer o funcionamento da empresa e o modo como o mercado se comporta.

Se procura saber mais sobre o assunto, obtenha acesso aos conteúdos da Laborinfor por meio das redes sociais. Siga a nossa página no Facebook e se mantenha bem informado!

Foque no seu negocio

Receba nossas dicas de planejamento tributário e advocacia preventiva para aumentar a competitividade da sua empresa

Obrigado!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"