5 perigos de não ter uma consultoria tributária

Muitos gestores expõem a empresa aos riscos de não contar com uma consultoria tributária. Assim, rapidamente são surpreendidos com problemas nos recolhimentos e punições legais.

Esse equívoco está, quase sempre, vinculado a uma estratégia de reduzir custos a qualquer preço, que ignora os benefícios de adquirir conhecimento relevante para o negócio.

Por isso, se você ocupa um cargo administrativo, confira nossa lista com os cinco maiores perigos de renunciar ao auxílio especializado e entenda a importância deste serviço para sua organização. Prossiga!

1. Ineficiência de processos internos

O pagamento de tributos exige a criação de rotinas e processos internos, destinados a averiguar a incidência de impostos, taxas e contribuições, além de efetuar o cálculo e o devido cumprimento da obrigação.

Nesse sentido, quando a empresa não conta com uma consultoria tributária, torna-se comum a ocorrência de problemas em notas fiscais, declarações ao fisco, emissão de boletos e outros documentos.

Logo as dificuldades para manter-se em dia com as obrigações serão igualmente frequentes, expondo a organização ao risco de multas e processos judiciais de cobrança.

2. Recolhimentos incorretos

A falta de conhecimento jurídico e contábil conduz a recolhimentos em favor de órgão público distinto do responsável, fato que tem origem no desconhecimento da legislação e dos respectivos tributos de cada governo.

Um exemplo clássico desse problema ocorre com o ICMS. Isso porque o caminho realizado por um transportador pode modificar os estados que têm direito à cobrança, especialmente o ponto de partida e chegada. 

Outro perigo é errar o tributo incidente sobre uma determinada prestação de serviço, principalmente as hipóteses de ISS e ICMS. Afinal, elas geram confusão e dificultam o recolhimento pelos responsáveis. Por exemplo, o frete realizado dentro de um município gera um tributo, já o interestadual, outro. 

3. Erros no pagamento

Um detalhe importante é que não basta realizar o recolhimento do tributo, as empresas têm o dever de pagar os valores, cumprir com os prazos e as condições estipulados em lei.

Sendo assim, um dos maiores perigos de negligenciar a consultoria tributária é não cumprir com as obrigações em sua integralidade, principalmente em conformidade com o regime tributário da organização.

Em tais casos, a assessoria é fundamental para agregar experiência e informações sobre alíquotas, fórmulas de cálculo, locais e datas de pagamento, por exemplo.

4. Escolha de um regime tributário inadequado

Quando os empresários escolhem um regime tributário incorreto, o negócio ganha obstáculos desnecessários, como o pagamento de contribuições, taxas e impostos mais elevados.

Além disso, sempre há o risco de realizar uma declaração incorreta para o fisco, isto é, os gestores podem equivocar-se e informar um faturamento bruto abaixo ou acima da realidade.

Tudo isso pode gerar questionamentos administrativos e judiciais por parte da Fazenda Pública, logo uma dor de cabeça desnecessária para o setor administrativo da empresa.

5. Exposição a multas e penhoras 

Dos diversos erros e falhas em relação aos tributos, decorre o risco de exposição a multas e penhoras judiciais. Assim, a empresa pode receber cobranças repentinas e intimações em caso de não pagamento.

Nesse sentido, o maior problema é ter uma redução significativa do fluxo de caixa, principalmente quando ocorre um acúmulo de dívidas com o poder público. Em tais casos, a organização pode até sofrer o bloqueio de suas contas bancárias, ficando sem dinheiro para pagar fornecedores e empregados. 

Sendo assim, o melhor é trabalhar de maneira segura e contar com uma consultoria tributária o mais rápido possível. Só assim você terá o conhecimento necessário para ver-se imune a erros nas relações tributárias.

Para conhecer um pouco mais sobre esse serviço, entre em contato com a nossa equipe e faça uma contratação consciente!

 

Foque no seu negocio

Receba nossas dicas de planejamento tributário e advocacia preventiva para aumentar a competitividade da sua empresa

Obrigado!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"