Advocacia preventiva: conheça os benefícios para sua empresa

A advocacia preventiva é uma solução que está adentrando o mercado brasileiro. Muito comum nos Estados Unidos, esse modelo de atuação do direito é pautado na redução de riscos, planejamento e maximização dos lucros do empresário por meio de ações preventivas elaboradas e acompanhadas por um advogado.

Explicando melhor, essa prática jurídica consiste na análise do negócio, identificação de possíveis problemas e correção destes. Sempre munidos das brechas e regras legais, os advogados atuam preventivamente, buscando formas de reduzir os custos do negócio, para evitar processos e precaver contra contratos que serão penosos a longo prazo.

Para entender um pouco mais sobre as vantagens da advocacia preventiva, acompanhe o texto!

Assessoria no gerenciamento de pessoal

Admissões e demissões são processos delicados em sua base. Erros nesses processos geram, respectivamente, funcionários pouco rentáveis para a organização e possíveis reclamantes.

A dificuldade nesses processos se intensificou com as atuais mudanças na CLT, que entram em vigor em novembro deste ano.

Segundo essas mudanças, vários aspectos da relação entre contratante e contratado agora podem ser acordadas e prevalecem perante a lei — isso aponta para a maior necessidade de acompanhamento jurídico na contratação.

Prevenção de litígios

Contratos elaborados de maneira errônea podem trazer, como resultado, os litígios. Para evitar a posição de reclamada, a empresa pode contar com a revisão dos contratos por um especialista, atualizando o que for necessário para resolver tal problema.

Ajuda na adequação das normas trabalhistas

Por serem especialistas na área, os advogados que atuam assessorando empresas entendem como utilizar as normas trabalhistas para otimizar o fluxo de trabalho.

Isso significa estar ciente do que pode ser feito, do que é obrigado constar na empresa e do que é facultativo. Com isso evitam-se custos desnecessários e regras disfuncionais.

Redução de perdas financeiras

A análise de tributos é uma questão complexa dentro das instituições. As mudanças frequentes na carga exigida, a implementação de taxas e as concessões compõem grande parte dos problemas que uma empresa enfrenta com o Estado.

Por outro lado, o planejamento tributário benfeito auxilia na redução do custo de alguns tributos, no cancelamento de outros e na evitação de multas.

Consultoria na elaboração de contratos

Contratos são um objeto com muita força legal. Eles selam o acordo entre duas partes, sejam elas fornecedores, sejam prestadores de serviço ou colaboradores. Por isso, é necessário atualizar, periodicamente, as regras tratadas.

Essa ação evita que a empresa fique presa a normas ultrapassadas e perca dinheiro pela má negociação por falta de conhecimento das partes legais do objeto contratual.

Redução de custos

Adequação às leis trabalhistas, atualização dos contratos e planejamento tributário permitem à empresa conseguir segurança jurídica. Essa segurança auxilia na redução de custos do negócio, já que reduz as taxas dos contratos, evita processos e acaba com acordos dúbios.

Como pôde ser observado, a atuação de um profissional nessa modalidade de advocacia é regulada pelo ato de prevenção. Assim, um bom trabalho nesse caso é percebido pela redução de problemas jurídicos na empresa.

Isso ocorre porque a advocacia preventiva tem o objetivo de evitar que a organização seja levada à Justiça, poupando tempo, dinheiro e esforço.

Agora que a advocacia preventiva está explicada, você pode observar a necessidade dela em sua empresa. Conte, aqui nos comentários, se o trabalho de prevenção poderia trazer benefícios para o seu negócio!

Foque no seu negocio

Receba nossas dicas de planejamento tributário e advocacia preventiva para aumentar a competitividade da sua empresa

Obrigado!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"