Aprenda 4 práticas para fidelizar o seu cliente

Em um mercado competitivo, com várias opções de preços e grande diversidade de produtos à disposição, fidelizar o cliente é essencial para conquistar espaço no mercado e aumentar as vendas.

Acredite você ou não, o contato pessoal ainda é a melhor maneira de preservar seus consumidores. Por meio dele, há a sensação de credibilidade em razão da informalidade, que é mais natural do que aquela de caráter publicitário.

Então, antes de preocupar em captar novos clientes, importe-se sempre em manter os atuais. No texto de hoje, daremos algumas dicas para isso. Confira!

1. Tenha cortesia no atendimento

Não tem nada melhor do que entrar em contato com um prestador de serviços e ser recebido com um cumprimento gentil e um sorriso no rosto, não é mesmo? Essa atenção já deixa o cliente mais aberto ao diálogo e faz com que ele se sinta mais próximo de você.

Além disso, sempre ouça as necessidades dele, tente tirar as dúvidas com rapidez e não seja insistente demais. O que você precisa fazer é reservar um tempo para pensar em como gosta de ser atendido e fazer o mesmo no seu estabelecimento.

2. Crie vínculos de confiança para fidelizar o cliente

Isso é essencial em todo tipo de relacionamento. Sendo assim, quando atender um cliente, não prometa o que não poderá cumprir, não elogie algo se não gostar realmente e não valorize o serviço oferecido além do que ele realmente é.

Muitas vezes, o cliente faz comparações entre o que encontrou na sua empresa e o que viu em outros lugares, mas a saída para isso não é inventar diferenciais que não existem ou desmerecer o trabalho do outro.  

Você deve focar na qualidade do seu trabalho e nas vantagens oferecidas pela sua empresa sem desrespeitar a opinião do cliente. Acredite: ele pode até não contratar o serviço com você dessa vez, mas se for bem atendido e perceber a sua sinceridade ele vai voltar em outra oportunidade.

3. Cuide do pós-venda

Cadastre as informações do seu cliente e, após um tempo da prestação do serviço, entre em contato para saber se ele está satisfeito, se tem alguma sugestão etc.

Esse simples detalhe faz com que o consumidor se sinta respeitado e abre espaço para um diálogo mais íntimo e mais próximo entre vocês. Isso é essencial para que ele sinta vontade de continuar utilizando os seus serviços e de indicar a sua empresa para terceiros.

4. Ofereça vários meios de comunicação

Coloque à disposição do cliente mais de uma opção de contato para que ele possa falar com você sempre que sentir necessidade. Isso facilita o relacionamento já que a agilidade é muito valorizada no mundo corrido que vivemos.

Assim, tenha telefone, e-mail, Whatsapp e redes sociais ativas e com respostas breves. Esteja presente, interaja com eventuais conteúdos divulgados pelos clientes e tente ser lembrado de forma natural.

Como você pode perceber, fidelizar o cliente não é uma tarefa tão difícil. Você precisa apenas cuidar dos detalhes, ter um atendimento diferenciado e oferecer produtos de qualidade. Tenha certeza que o retorno virá!

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