Como adaptar a contabilidade da empresa para a reforma trabalhista

A Reforma Trabalhista sancionada pelo presidente Michel Temer entrou em vigor em novembro de 2017. Por apresentar regras diferentes, ela impactará não somente a vida do trabalhador, mas também a do empresário.

Se você está confuso com as alterações ocorridas com o advento da reforma trabalhista e quer saber como adequar a contabilidade da empresa de acordo com essa norma recente, não deixe de ler este texto!

Quais são as principais mudanças?

Com o intuito de trazer modernidade e atualização às novas condições de trabalho no mercado, foram alterados diversos pontos na CLT. Veja alguns deles:

  • intervalo de almoço poderá ser de 30 minutos no mínimo;
  • a contribuição sindical não será mais obrigatória;
  • as férias poderão ser parceladas em 3 períodos;
  • permissão para que o banco de horas seja registrado mediante um acordo individual;
  • formalização do home office;
  • sobre os acordos e convenções coletivas de trabalho predominam a CLT, porém, alguns conteúdos poderão ser debatidos em acordos individuais;
  • probabilidade de laborar 12 horas diárias, subordinada à pausa ininterrupta de 36 horas;
  • possibilidade de terceirização de qualquer atividade da empresa;
  • não obrigatoriedade do piso e salário mínimo;
  • os acordos informais terão novas regras, inclusive nos assuntos referentes a seguro desemprego e FGTS;
  • limitação ao pagamento de danos morais;
  • empregadores que contratam sem registro sofrerão multas mais severas;
  • admissões de profissionais autônomos são diferentes das contrataçõede de outros funcionários;
  • o trabalhador intermitente será capaz de receber pelo período trabalhado e possuirá direitos trabalhistas.

Com tantas mudancas que a reforma trabalhista trouxe fica a pergunta: porque minha empresa deve ter um serviço de consultoria especializada?

Auxílio na realização de cálculos

Com as mudanças ocorridas pela Reforma Trabalhista, será necessário que você se dedique mais ao gerenciamento financeiro da empresa. Por esse motivo, vários cálculos significativos deverão ser realizados para distinguir vantagens para o empreendimento. Por exemplo, se é mais viável a contratação de um autônomo ou funcionário com carteira assinada.

Com a possibilidade de acordo nos casos de rescisão do contrato de trabalho, cálculos deverão ser realizados para identificar a forma menos onerosa.

Um serviço de consultoria para a contabilidade da empresa também poderá auxiliar em decisões, como necessidade de desativação de algum departamento e orientações para que alguns funcionários trabalhem em casa, como maneira de buscar economia para a empresa.

Ajuda no controle de informações

Com as mudanças ocorridas, a rotina da empresa deverá ser controlada com maior rigidez. Todas as informações sobre horários de trabalho, horas de descanso, férias, entre outras, terão que ser monitoradas.

Imagine que uma empresa possua 15 funcionários, 2 deles têm jornada intermitente, 1 é autônomo, 7 realizam jornadas de 8 horas diárias e 5 uma escala de 12×36. Seria muito confuso, não é mesmo?

Perder o controle dessas informações pode trazer riscos insanáveis para a empresa. Um serviço de consultoria especializada pode ajudar o responsável pelo RH nos cálculos para pagamentos, por exemplo.

Assistência nas tomadas de decisões

Pelo fato de a consultoria especializada entender melhor sobre gestão fiscal, tributária e financeira, a partir de uma análise sobre as atualizações na norma trabalhista e o perfil da empresa, ela poderá orientar de forma exata nos momentos de decisões importantes que deverão ser tomadas pelo empresário.

Adaptação à plataforma EFD-Reinf

Com a Reforma Trabalhista, todos os dados do contribuinte relativos ao seu período de vida trabalhista, como PIS, CSLL, IR e Cofins, serão inseridos da plataforma EFD- Reinf, para melhor verificação das informações quando preciso. Um dos objetivos dessa plataforma é trabalhar conjuntamente com o eSocial na alimentação de dados, além de facilitar a fiscalização.
Essa mudança pode ser difícil no começo, por isso a consultoria especializada poderá auxiliar na inserção desse procedimento no negócio, reduzindo a perda de tempo e garantindo a qualidade no processo de adequação.

Com esse texto, esperamos que você tenha entendido os principais pontos da reforma trabalhista e como uma consultoria especializada pode auxiliar na adequação da contabilidade da empresa.

A Laborinfor esta preparada para auxiliar sua empresa na implantação da reforma trabalhista. Entre em contato conosco e conheça todos os nossos serviços. Basta acessar o site!

Foque no seu negocio

Receba nossas dicas de planejamento tributário e advocacia preventiva para aumentar a competitividade da sua empresa

Obrigado!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"