Como funciona e por que adotar a terceirização fiscal?

Realizar as tarefas fiscais de uma empresa é um grande desafio para os gestores e empresários, tendo em vista a complexidade e burocracia estabelecida pela legislação brasileira. Por esse motivo, uma ótima ideia é investir na terceirização fiscal.

Por meio da terceirização é possível avaliar e controlar todas as operações necessárias para a regularização perante o fisco e demais órgãos fiscalizadores. Além de possibilitar que a empresas priorize a sua atividade principal e o seu crescimento.

Se você que entender melhor sobre o assunto, como sua importância e benefícios para o negócio, continue lendo este texto. Confira!

O que é terceirização fiscal?

Se trata da contratação de empresas que prestam serviços contábeis e fiscais que investem em equipes capacitadas, equipamentos, estratégias eficientes e que oferecem serviços de qualidade e adequados às necessidades da instituição.

Ela realiza o gerenciamento dos processos fiscais, otimizando o tempo gasto para que, dessa maneira, a empresa consiga focar nos seus objetivos, longe de problemas legais.

Ou seja, a terceirização trabalha de maneira preventiva para evitar problemas fiscais, buscando estar sempre em conformidade com a lei, cumprir os prazos e avaliar o regime tributário mais adequado. Além disso, ela também procura as melhores soluções para garantir a saúde financeira da organização por meio de uma gestão eficiente.

Por que a empresa deve adotar a terceirização fiscal?

A terceirização fiscal pode trazer diversos benefícios para a empresa. Conheça a seguir alguns deles a seguir!

Diminuição dos custos

Por meio da terceirização é possível reduzir os gastos sem comprometer as particularidades da organização. Isso acontece porque manter uma equipe interna contábil pode custar muito mais caro do que contratar uma empresa terceirizada, já que para manter uma equipe dentro da instituição há gastos com salários e demais obrigações trabalhistas, estrutura física, softwares etc.

Além disso, ele também deverá se preocupar em encontrar profissionais de contabilidade qualificados. No entanto, nem sempre ele saberá como avaliar o perfil de profissional mais adequado para o seu empreendimento.

Aumento da produtividade

Quando especialistas cuidam desse setor da empresa, os gestores conseguem voltar a focar sua atenção na atividade principal do negócio. Isso gera uma produtividade maior, tendo em vista que as atividades exercidas não ficarão restringidas apenas na contabilidade.

Otimização do tempo

Como algumas atividades passam a ser executadas por empresas prestadoras dos serviços fiscais, o tempo gasto para a realização dessas tarefas diminui. Esse processo ainda colabora com a redução da sobrecarga de trabalho, pois acontece uma divisão de responsabilidades e com profissionalização dos procedimentos.

Assim, a atenção dos demais colaboradores pode ser direcionada para funções estratégicas e para o levantamento de dados que auxiliam para a tomada de decisões corretas. Contudo, é importante salientar que toda terceirização necessita ser monitorada por meio de indicadores e, assim, evitar qualquer probabilidade de risco à instituição.

Conformidade com a legislação

A terceirização fiscal acompanha as constantes atualizações na legislação brasileira por meio de profissionais preparados e capacitados para este fim. Isso porque qualquer inconformidade pode trazer vários problemas com o fisco e prejuízos para o negócio, trazendo maior segurança e credibilidade.

Priorização dos investimentos

Como as empresas terceirizadas são especializadas para o desempenho de funções fiscais, elas investem continuamente na aquisição de novas tecnologias e na capacitação de sua equipe para manter o seu diferencial no mercado, fornecendo melhor qualidade.

Isso colabora para que a empresa contratante possa dar prioridade para seus investimentos próprios, utilizando os recursos disponíveis em projetos mais pertinentes para a estratégia da organização.

A terceirização fiscal vem ganhando cada dia mais espaço entre as empresas brasileiras e, por isso, a sua não pode ficar para trás. Além disso, ela traz inúmeras vantagens e uma maior segurança quanto a gestão fiscal, contribuindo para que a organização possa focar em assuntos relevantes e garantir seu crescimento e sucesso.

Conseguiu perceber a importância de implantar a terceirização fiscal na empresa? Então, entre em contato com a gente e veja como podemos te auxiliar nesse processo.

Foque no seu negocio

Receba nossas dicas de planejamento tributário e advocacia preventiva para aumentar a competitividade da sua empresa

Obrigado!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"