Conheça as vantagens do planejamento tributário para sua empresa

Nosso país é mundialmente conhecido pela sua carga tributária elevada. Apesar de estarmos no topo da lista quando o assunto é volume de impostos, ficamos na lanterna em termos de retorno dessas contribuições. As empresas, por sua vez, são umas das mais afetadas pela tributação brasileira, o que torna essencial um planejamento tributário.

Quer conhecer as vantagens desse tipo de planejamento para reduzir os custos do seu negócio? Então acompanhe as informações abaixo! 

Evita problemas com a fiscalização

Uma empresa que planeja seus tributos normalmente não deixa de apurar corretamente os impostos e pagá-los dentro dos prazos e não arca com multas e juros, garantindo a manutenção das certidões de débitos, emitidas pelos órgãos do governo.

Além de cobrir totalmente o regime da empresa, o planejamento tributário garante a realização das demais obrigações — transmissões e declarações — em dia. Sem contar que descumprir tais exigências levam a penalizações mais altas do que aquelas geradas quando se atrasa ou ignora pagamentos de impostos.

Aumenta a lucratividade e a competitividade da empresa

Os tributos apurados sobre o faturamento bruto ou sobre o lucro do negócio são despesas que incidem na definição de preços de produtos e serviços. Portanto, se a empresa realizar um planejamento tributário, certamente, descobrirá uma forma legal de pagar menos tributos, podendo aumentar a lucratividade e diminuir preços mais rapidamente.

Para isso, basta calcular a economia tributária possível e utilizar somente uma parcela dela como redução de preços. Dessa maneira, o negócio aumenta o lucro e torna-se mais competitivo, pedindo valores mais baixos pelos produtos ou serviços.

Garante à empresa mais recursos para investir

Caso o negócio já apresente preços competitivos ou seus valores não forneçam número significativo de problemas nas vendas, pode-se mantê-los mesmo depois de realizar o controle de impostos. Então, nessa situação, o que ocorre é um crescimento da lucratividade ainda maior do que a mencionada acima.

Assim, a empresa poderá concentrar todo o lucro adicional às reservas de capital, a fim de investir em diversas otimizações (processos, produtos, serviços) ou na expansão dos negócios.

Possibilita recuperar pagamentos indevidos

A legislação dá às empresas o direito da recuperação de impostos que não precisavam ser pagos ou em valor superior do que seria devido. Sendo assim, caso o planejamento tributário não tenha sido mantido desde o início do negócio, você pode rever o que ocorreu anteriormente na hora em que ele for estabelecido.

Dessa forma, se qualquer pagamento for reconhecido como indevido, sua empresa pode pedir sua recuperação. Na maior parte dos casos, o que ocorre é o recebimento de crédito para ressarcimento de imposto que será arrecadado à frente, e não a devolução da quantia paga. Porém, o resultado é o mesmo, pois você deixará de gastar ou economizará para cobrir os tributos do presente ou do futuro próximo.

Permite a escolha de um regime tributário adequado

Uma empresa pode escolher por um regime fiscal específico (Simples Nacional, Lucro Real e lucro Presumido) que orientará todo o seu ano fiscal.

O relevante disso é que o planejamento tributário, por prever situações e realizar ações mais convenientes, é a melhor ferramenta de que a empresa dispõe para optar pelo modelo mais adequado de regime no início de seu ano fiscal. Afinal, a realidade dos negócio pode mudar eventualmente. Em virtude disso, será recolhido somente os impostos necessários para executar suas atividades.

E então gostou deste post? Esperamos que as vantagens do planejamento tributário mencionadas nele possam ter lhe convencido a implantá-lo na sua empresa. Ah! Não se esqueça de compartilhar suas experiências conosco através dos comentários!

Foque no seu negocio

Receba nossas dicas de planejamento tributário e advocacia preventiva para aumentar a competitividade da sua empresa

Obrigado!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"