O que faz uma consultoria empresarial e como ela faz a empresa crescer?

A consultoria empresarial é uma metodologia de desenvolvimento organizacional que auxilia gestores e empresários a tomarem decisões mais embasadas e assertivas, a fim de estimular um processo de cocriação com a situação real da empresa.

Graças à alta competitividade do mercado, o consultor empresarial é muito procurado atualmente. Por conta disso, os empreendimentos que mais se destacam são aqueles que fazem melhor uso de seus recursos estruturais, financeiros e humanos.

Continue lendo este post e descubra mais sobre esse assunto tão importante e decisivo para as empresas que desejam crescer. Boa leitura!

Qual a função da consultoria empresarial, afinal?

É um serviço realizado por pessoas qualificadas na área para ajudar a corporação a identificar (e analisar) suas demandas/necessidades e as maneiras de solucioná-las.

No âmbito organizacional, as consultorias exercem atividades imparciais e geralmente são contratadas por alguns motivos pontuais:

  • a empresa não sabe localizar seu problema;

  • a companhia sabe identificar o problema, mas não tem ideia do que é preciso fazer para resolvê-lo;

  • a organização não tem como enviar uma pessoa do próprio quadro para solucioná-lo;

  • a empresa precisa tomar medidas impopulares, mas não tem a força política necessária ou precisa de um ponto de vista externo para estabelecê-las.

Obviamente, essas causas citadas se subdividem em diversas outras questões, mas, geralmente, são elas que levam à contratação de uma consultoria.

Quais as vantagens da consultoria empresarial?

Olhar de fora sobre os problemas

Ignorar o que está errado no ambiente organizacional só agravará os problemas. A solução, então, é ter uma visão analítica, atributo que nem sempre quem está envolvido em todas as áreas do negócio consegue desenvolver.

E é aí que entra a consultoria empresarial, trazendo uma visão diferenciada sobre a empresa ao enxergar pequenos detalhes que costumam passar despercebidos pelos colaboradores. Dessa forma, é possível realizar disgnósticos mais claros, contribuindo para a identificação de sinais de melhoria em cenários nos quais, aparentemente, parecia tudo perfeito/impecável.

Foco em resultados

É possível, sim, obter mudanças organizacionais sem o auxílio de uma consultoria, porém, você terá que movimentar toda sua equipe, privando-a do foco do negócio para realizar outras tarefas que nem sempre são executadas com qualidade.

Já um time de consultores externos mantém o foco nos resultados, pois não tem outras responsabilidade que não sejam as referentes ao contrato firmado, o que potencializa esforços e aumenta os resultados!

Processo com começo, meio e fim

Quando as empresas dependem de recursos internos para obter melhorias significativas, as tarefas diárias acabam demandando muito tempo para a execução da análise do negócio, o que pode estender prazos e prejudicar o andamento geral dos processos.

Já com uma consultoria empresarial, é perfeitamente possível elaborar um cronograma de obrigações que tenha começo, meio e fim, garantindo que a empresa contratante saiba qual será o prazo exato para a conquista de suas metas e objetivos.

Orçamento que cabe no bolso

Muitas empresas inexperientes costumam desperdiçar recursos valiosos com políticas de mudança que não acabam nunca, uma vez que os propósitos/fins são perdidos de vista, os projetos são abandonados, e os colaboradores entram e saem com frequência, levando embora toda a experiência e o conhecimento gerados. Sem contar o grande custo gerado pelas rescisões trabalhistas. E tudo isso, obviamente, afeta diretamente o financeiro da organização.

Em contrapartida, quando a companhia admite uma consultoria empresarial, sabe, com antecedência, quanto terá que desembolsar para realizar as mudanças necessárias, o que dá a chance de se programar com relação ao investimento, sem que seja necessário gastar nada mais ao longo do trajeto.

Viu só como a consultoria empresarial pode ajudar uma empresa a crescer e ganhar destaque no mercado? Se você estiver pensando em expandir o seu negócio, entre em contato conosco. Nós, da Laborinfor, oferecemos diversos serviços relacionados a esse tema. Venha conferir!

Foque no seu negocio

Receba nossas dicas de planejamento tributário e advocacia preventiva para aumentar a competitividade da sua empresa

Obrigado!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"