Quais são os principais documentos fiscais e para que eles servem?

Devido à complexidade da Lei Tributária Brasileira, é indispensável que o empreendedor esteja atento a uma série de obrigações, principalmente quando se trata dos documentos fiscais.

Emitir corretamente os documentos fiscais e estar sempre em dia com taxas e registros para assegurar o bom funcionamento do seu negócio não parece ser uma tarefa fácil, não é mesmo?

Para garantir que sua empresa esteja cumprindo com todas as obrigações impostas pela norma vigente, é necessário que você conheça os documentos fiscais essenciais para uma empresa.

Quer saber quais são esses documentos? Então, este post foi feito para você. Confira!

Notas Fiscais

As notas fiscais são documentos emitidos pela empresa e registram a compra e venda de produtos ou serviços. Por serem documentos fiscais estão sujeitos à fiscalização das autoridades fazendárias para o cálculo e recolhimento de impostos. Por isso, é importante o armazenamento destas notas por um período de 5 anos.

Este documento não pode ter seu valor alterado de maneira alguma e os serviços prestados deverão ser descritos com exatidão para o recolhimento correto dos impostos.

Deixar de emitir a nota fiscal implica em sonegação, o pode gerar multas altíssimas, trazendo prejuízos para seu negócio.

NF-e: Nota Fiscal Eletrônica

A nota fiscal eletrônica foi criada para substituir a de papel, buscando uma fiscalização tributária mais eficaz e o acompanhamento das operações comerciais em tempo real. É emitida eletronicamente por ferramentas gratuitas ou softwares exclusivos.

Serve para documentar as prestações de serviços e também as operações de circulação de mercadorias para fins fiscais. Para garantir a veracidade dos fatos e a identificação do emissor, todas as informações deverão ser assinadas por certificado digital.

O ICMS não é o único imposto a ser calculado através da NF-e, outros impostos também poderão ser contabilizados, como o caso do IPI, PIS, dentre outros.

eSocial

O eSocial é uma ferramenta eletrônica, que permite o envio de informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais de forma unificada, criado pelo Governo.

Todos os dados são centralizados em uma única informação, diminuindo o envio excessivo de materiais, trazendo simplificação ao processo, garantindo os direitos trabalhista e previdenciário dos trabalhadores e melhora na qualidade de referências, substituindo, aos poucos, as obrigações, como a RAIS, CAGED e SEFIP.

Além disso, o Governo poderá conferir, investigar e encontrar erros nas informações prestadas, inclusive de forma automática. Constatados desvios, as multas não poderão ser evitadas.

Livros Contábeis e Fiscais

Estes livros têm como função todo o registro das operações fiscais e contábeis da empresa. Neles estão registrados os documentos de entrada, saída, serviços prestados, serviços tomados, recolhimentos dos impostos, dentre outros.

Os livros devem ser entregues aos órgãos governamentais competentes, apresentando informações compatíveis e incontroversas entre si.

Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFe)

É um documento que representa a nota fiscal eletrônica. Apesar de ser auxiliar, não poderá substituí-la. Ele contém os dados principais da nota fiscal e é usado, principalmente, na prestação de serviço de cargas. O vendedor deve imprimir o DANfe antes mesmo da circulação da mercadoria.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância dos documentos fiscais, é essencial que analise se sua empresa está em dia com todas as documentações. Não se esqueça, essa é a única maneira de evitar que seu negócio tenha problemas com o fisco.

Gostou desse texto? Então, continue sua visita em nosso blog, leia agora mesmo sobre quais são as vantagens da terceirização na contabilidade e se torne um especialista no assunto!

Foque no seu negocio

Receba nossas dicas de planejamento tributário e advocacia preventiva para aumentar a competitividade da sua empresa

Obrigado!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"