Saiba como precificar serviços de transporte

Tanto empresas consolidadas como empresários que buscam ingressar no mercado de logística podem enfrentar dificuldades para precificar serviços de transporte. Porém, essa é uma atividade que deve ser encarada com seriedade e não pode ser deixada em segundo plano. Afinal, a política de preços representa a lucratividade do seu negócio.

Listamos algumas dicas que podem contribuir para facilitar o seu processo de decisão, prevenir que a sua empresa acumule prejuízos e perca oportunidades de crescimento. Confira o nosso post e saiba mais.

Determine todos os custos e despesas operacionais

O controle dos custos é fundamental para identificar o valor necessário para manter uma empresa, portanto, apure todos eles, mesmo que pareçam insignificantes para você. Isso é importante para assegurar um equilíbrio financeiro nas suas contas e a sua capacidade de arcar com as obrigações.

A maior dificuldade para estabelecer o preço ideal do serviço de frete em um novo empreendimento é estimar os custos corretamente. Isso ocorre porque o empreendedor possui informações limitadas e projeções que podem não se concretizar quando a empresa começar a operar.

Por essa razão, é importante garantir que haja uma boa margem de erro para os custos, que podem variar significativamente e impactar as finanças.

Decida quais custos repassar para os clientes

Por uma questão de estratégia, os preços praticados devem cobrir os custos para manter a empresa funcionando. Caso contrário, o gestor passa a operar com prejuízo e a acumular dívidas. O que não é saudável para o planejamento de um empreendimento.

Contudo, é uma decisão que muitas empresas adotam, não repassar todos os custos e, consequentemente, reduzir a sua margem de lucro. No caso da logística, é possível optar por não cobrar pela armazenagem temporária, pela contratação de apólices de seguros para a carga e serviços adicionais, como o rastreamento e monitoramento de veículos.

Defina a margem de lucro certa para o seu negócio

Além de controlar os custos envolvidos na operação, o gestor também deve definir a margem de lucro com a qual quer trabalhar. Os impostos cobrados pela venda de produtos e prestação de serviços consomem uma importante fatia dos seus lucros e devem ser considerados no cálculo para precificar serviços de transporte.

Uma margem de lucro saudável deve ser, ao mesmo tempo, acessível para os clientes e suficiente para que justifique o investimento necessário para começar um negócio. Essa percepção de valor é um dos aspectos mais complexos para equilibrar no dia a dia, pois, para que o cliente aceite que o preço é adequado, é necessário que a qualidade do serviço seja justificada.

Escolha a forma de precificação ideal

A forma de cobrança pelo serviço também pode variar de acordo com o posicionamento da transportadora, porém, alguns métodos são mais comuns. Em geral, a definição dos preços pode ser feita com base na distância entre a origem e o destinatário do frete, com o acréscimo de uma tarifa fixa. Essa opção simplifica o processo de cotações e oferece ao potencial cliente uma estimativa realista.

Outras variáveis que podem aumentar o preço são o volume e o peso da carga, o tipo de veículo utilizado e existência de pedágios durante o trajeto.

Compare os preços no mercado

É bastante recomendado realizar, durante a etapa de pesquisa de mercado, um estudo sobre as tarifas praticadas pela concorrência. O objetivo não é copiar os preços, mas compreender como empresas de diferentes portes e cenários lidam com a sua precificação. Em um mercado competitivo, como o de transportes, quanto maior o acúmulo de informações, melhor será para o seu futuro.

O setor logístico é fundamental para o escoamento da produção nacional, bem como para diminuir distâncias entre fornecedores e clientes. Essa relevância afeta também os preços e acessibilidade desse tipo de serviço para pequenos empreendedores. Por isso, o cuidado com a formulação das tarifas deve ser redobrado, devido ao impacto em toda a cadeia de suprimentos.

Gostou das sugestões sobre como precificar serviços de transporte ou tem sugestões de tópicos interessantes sobre assunto? Deixe seu comentário.

Foque no seu negocio

Receba nossas dicas de planejamento tributário e advocacia preventiva para aumentar a competitividade da sua empresa

Obrigado!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"