Saiba quais são os desafios da contabilidade na gestão empresarial

As empresas têm buscado, cada vez mais, informações cruciais para o sucesso de suas decisões. Diante disso, os empreendedores perceberam na contabilidade uma fonte segura e eficaz de informações.

Logo, os profissionais contábeis identificaram a necessidade de um maior entendimento da empresa como um todo e de se especializarem na gestão empresarial, tornando-se um suporte essencial para a tomada de decisão.

Neste post, apresentaremos de que forma a contabilidade pode auxiliar no processo de gestão da sua empresa. Confira!

Folha de pagamento

Em uma empresa, a folha de pagamento não se restringe apenas ao salário do empregado. Além disso, ela integra um vasto número de atividades que compreende o departamento pessoal.

Perante a contabilidade, a folha de pagamento é crucial, pois afeta diretamente a lucratividade da empresa. Do ponto de vista fiscal, é por meio das declarações que o governo fiscaliza o recolhimento das obrigações trabalhistas.

No Brasil, o volume de informações que o contador precisa prestar aos órgãos fiscalizadores requer tempo e conhecimento. Hoje, o e-social está reformulando essas rotinas dentro das empresas.

E-social

O e-social veio para consolidar todas as obrigações acessórias que as instituições precisam prestar para o governo. Esse, por sua vez, utilizou o progresso da tecnologia para facilitar a apuração dos dados.

Ao mesmo tempo que as empresas precisarão estar atentas com a documentação e com a regularização de todas as atividades dos seus colaboradores, o profissional contábil necessitará de um alto nível de organização e recursos tecnológicos que permitam uma gestão contábil eficiente.

Com o e-social, atividades como admissão, demissão, alteração na jornada de trabalho e alteração salarial sofrerão alterações nos prazos, podendo variar de acordo o assunto.

Outro importante ponto a ser cuidado é a relação entre o e-social e a Receita Federal, pois ambos estarão interligados. Desta forma, a consistência das informações deverá estar alinhada com todos os órgãos reguladores.

Fluxo de caixa

Independentemente do tamanho da empresa, saber analisar a situação financeira do empreendimento é fundamental para o sucesso dos negócios em longo prazo.

É por meio da contabilidade que a organização de um fluxo de caixa realista mostrará como estão os recebimentos e pagamentos da sua empresa. É extremante necessário que os prazos de pagamentos sejam compatíveis com os recebimentos, pois a falta de capital de giro pode gerar dificuldades financeiras.

Tais dificuldades afetarão diretamente os indicadores contábeis que servem como métrica, não apenas para os usuários internos, mas também para os externos, da real situação da sua empresa.

Tributos

O sistema tributário brasileiro é muito amplo e complexo. É justamente por essa complexidade que a contabilidade necessita estar constantemente se atualizando.

Hoje, as empresas buscam contadores especializados na gestão tributária para reduzir os impostos de forma legal. Logo, cabe ao contador estar em dia com as obrigações fiscais, além de apurar corretamente os tributos e, possibilitar a alavancagem dos resultados.

Registros contábeis

A tecnologia dinamizou as operações empresariais. Com isso, a contabilidade necessitou acompanhar tal progresso, para, só assim, apresentar informações em tempo hábil a seus clientes.

Para que isso ocorra, além das atualizações com leis e normas, os profissionais precisam usar a tecnologia a seu favor, ou seja, saber utilizar os softwares e plataformas disponíveis no mercado.

Atualmente, os programas gerenciais possibilitaram a integração de dados da empresa diretamente para os sistemas contábeis. Isso gera segurança e confiabilidade nas informações.

Assim como em qualquer outro ramo, a contabilidade na gestão empresarial enfrenta diariamente obstáculos que precisam ser sanados para se obter bons resultados. Agora que você já sabe como a contabilidade é importante para as empresas, curta nossa página no Facebook para ter acesso a mais conteúdos!

Foque no seu negocio

Receba nossas dicas de planejamento tributário e advocacia preventiva para aumentar a competitividade da sua empresa

Obrigado!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"