Veja a real importância de trabalhar com a controladoria nas empresas

Muitas vezes, acabamos subestimando os efeitos e a real importância da controladoria nas empresas. Mas a verdade é que ela é a grande responsável pela otimização de processos e pela tomada de decisões mais conscientemente.

Em alguns casos, podemos considerá-la questão de sobrevivência. Lembre-se de que muitas pessoas veem na crise uma oportunidade de empreender e isso faz com que o número de pequenas empresas aumente.

Isso significa que nem todas permanecerão no mercado. É por isso que é um erro acreditar que controladoria é algo somente para grandes companhias. Não importa o tamanho da instituição, a implantação pode ser a chave para a consolidação.

Qual é o papel da controladoria nas empresas?

Como o próprio nome já diz, trata-se de um meio para manter o controle dos processos. A partir do orçamento da empresa e de um planejamento, são estabelecidos padrões de qualidade que devem ser seguidos por todos.

Normalmente, tudo começa por uma estruturação de algumas áreas, como financeira e contábil. O controle de custos torna-se mais apurado e novas diretrizes para precificação podem surgir.

Como integrá-la a outras áreas?

Pode ser que neste momento você esteja se perguntando como ela envolve todos os colaboradores da empresa se, ao que parece, diz respeito somente às áreas ligadas a questões financeiras.

Na realidade, quando um departamento de uma empresa vai bem, é provável que todos os outros também acompanhem. Isso porque uma empresa é um todo que engloba várias partes, e não peças desconexas que atuam sozinhas.

Dessa forma, as atividades desempenhadas pela controladoria atingem também os outros departamentos. Por exemplo, a precificação relaciona-se diretamente ao departamento de vendas. E o combate aos desperdícios envolve todos os departamentos.

Esses são apenas exemplos de como a controladoria engloba todos os setores. Portanto, é importante que todos os colaboradores estejam cientes e trabalhem juntos por um único objetivo.

Como deve ser um profissional da controladoria?

Há quem afirme que o profissional de controladoria nada mais é do que um derivado da carreira de contabilidade. Entretanto, sua atuação envolve mais responsabilidades do que se imagina.

Devem ser pessoas que possuem uma visão ampla do cenário da empresa. Elas precisam ter alguns conhecimentos técnicos relacionados à contabilidade, mas também relativos ao mercado.

Além disso, o relacionamento com os líderes dos demais departamentos da empresa deve ser saudável, visto que o intercâmbio de informações será fundamental no processo.

Como montar um departamento de controladoria?

Contratar pessoas para atuar na área requer grandes cuidados, tendo em vista a importância do departamento para a instituição. Entretanto, além das habilidades que descrevemos acima, o cargo demanda uma boa capacidade de análise.

Buscar profissionais qualificados e experientes na área pode ser o melhor caminho, especialmente quando se trata de um procedimento novo em sua empresa. Uma alternativa interessante é busca apoio em uma empresa de consultoria especializada no ramo, que poderá ajudá-lo a fazer escolhas conscientes. 

Percebeu como é necessário atuar com a controladoria nas empresas? Se você não sabe por onde começar, que tal iniciar pela consultoria para entender melhor o seu negócio? Entre em contato conosco e saiba mais sobre os primeiros passos a serem seguidos.

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